Agro News

25/01/2018

Empresa de TI lança plataforma de internet das coisas para o agronegócio

-

Uma plataforma com recursos de Internet das Coisas (IoT) para o agronegócio, um dos segmentos mais promissores da economia nacional, foi lançada pela multinacional de serviços de TI Resource. O objetivo é modernizar ainda mais o campo, integrando sensores e soluções de automação para prevenção de pragas, indicando com antecedência os defensivos necessários para proteção. A solução é resultado da parceria com a Tago, provedora de soluções cloud para o mercado IoT.



O diferencial dessa solução está no oferecimento da inteligência da empresa em integração de recursos disruptivos, segundo o diretor de Digital Solutions da Resource, Roberto Aran. “O mercado está bem abastecido de tecnologias inovadoras, além disso, o setor de agronegócio é considerado um dos seus mais importantes usuários. Mas como integrá-las de maneira inteligente e simples? É isso que a nossa plataforma proporciona ao cliente”, diz.



Segundo ele, o objetivo da solução que nasceu inspirada em insigths de um cliente da Resource, e é possível, inclusive, programar automaticamente pedidos de novas remessas de mercadorias.



“Por meio de sensores, colocados no campo, até mesmo enterrados na terra, é possível obter informações estratégicas como nível de umidade e temperatura, que possibilitam identificar os defensivos adequados para aquela plantação, e quais pragas estão mais propensas a se proliferar nesse tipo de ambiente, antes mesmo de elas aparecerem”, explica Aran.



Monitoramento e integração



A plataforma, acrescenta Aran, monitora e alerta sobre essas condições para surgimento de pragas na cultura, apoiada em um banco de dados alimentado com informações coletadas com especialistas e variáveis climáticas, como períodos de chuva, de seca e incidência de pragas sobre cada lavoura.



O executivo destaca ainda que a integração contempla todos os dados obtidos pelos sensores e ainda os provenientes de sistemas nobres da empresa como o ERP, possibilitando informações em tempo real sobre controle de estoque e ainda automatizar esse processo, deixando em dia e automatizado pedidos de mercadorias.



“Controlando a compra de defensivos agrícolas, os dispositivos liberam os produtores para se preocuparem com outros temas mais importantes para suas atividades, uma vez que o sistema pode automatizar o processo de compra do produto correto de forma planejada, sem comprometer a entrega e sem desperdiçar dinheiro”, informa o executivo.



Ele avisa que a nova plataforma é implementada de ponta a ponta no cliente. “A solução atende ao cliente que deseja começar do zero em IoT e também a aqueles que já ingressaram em IoT e possuem sensores em sua propriedade. Faremos por esses o que ele certamente ainda não tem: uma integração inteligente de dados e de processos”, garante.



 



Fonte: https://www.itforum365.com.br/tecnologia/resource-reforca-estrategia-em-agronegocio-com-iot/



 


Veja também