Agro News

11/01/2018

Como a tecnologia ajuda na gestão da revenda de insumos agrícolas

Fazer uma boa gestão da revenda de insumos agrícolas é essencial para o agronegócio, afinal toda empresa depende do bom relacionamento com o cliente para gerar lucro e garantir a sua sobrevivência.

O objetivo deste post, portanto, é mostrar como a tecnologia pode ser uma forte aliada nesse processo e facilitar a gestão da sua revenda de insumos, atendendo às necessidades do seu cliente, tornando o seu negócio mais rentável e a sua empresa mais competitiva. Confira:



Gestão do estoque



O estoque é um primeiro medidor da saúde financeira da empresa. Em primeiro lugar, porque é essencial que existam insumos suficientes para que a produção de seus clientes não pare (ou que faça com que eles busquem o concorrente por falta de opção), comprometendo o atendimento da demanda de vendas. Além disso, deve-se ter conhecimento sobre a rotatividade, ou seja, saber quanto tempo um produto leva para sair do estoque depois de ter chegado.



Produtos com alta rotatividade indicam maior volume de venda, ao passo que produtos com baixa rotatividade podem indicar que existe algo que não está da forma como deveria na cadeia produtiva. Lembre-se de que o estoque custa dinheiro e produtos parados podem indicar prejuízo.



Controle de pagamentos



O controle de pagamentos é uma funcionalidade importante de um software de gestão da revenda de insumos por conta da diversidade das formas de recebimento. Deve-se criar uma rotina de controle de pagamento com cheques pré-datados, cheques devolvidos, compras parceladas, operações bancárias de crédito, desconto de cheques, etc.



Ao controlar a rotina de pagamentos também é possível fazer uma previsão de vendas e evitar que haja um desabastecimento do fluxo de caixa, além de programar os investimentos.



Gestão de Relacionamento com o Cliente



Atender às necessidades do consumidor é o principal objetivo de qualquer empresa e, para isso, é preciso manter um banco de dados com as informações mais relevantes sobre eles, tais como: histórico de compras e preferências de consumo, telefones e e-mails atualizados, quais os tipos de insumo que utiliza, frequência e valor das compras que realiza, etc.



Sem a tecnologia dos softwares de gestão ficaria muito difícil manter um controle sobre todos esses dados. A ferramenta permite a geração de relatórios gerenciais que fundamentam o processo de tomada de decisões.



Software integrado



Com tudo o que foi dito nesse post, fica evidente que seria impossível fazer uma gestão da venda de insumos agrícolas adequada sem a utilização da tecnologia.



Contudo, seria muito confuso e até mesmo caro se para cada processo fosse utilizado um software diferente. Informações dispersas dificultam a operação do banco de dados, além de gerarem relatórios insuficientes.



O ideal é fazer a integração de ferramentas em um único software, ainda que este tenha que ser customizado para atender às necessidades específicas da sua empresa.



Esse é o tipo de investimento que vai possibilitar ganhos consideráveis para sua empresa pela correta gestão de clientes, estoques, controle de pagamentos, entre tantos outros.



 



Fonte: Clover 


Veja também